Comitê PNRS

O QUE É A PNRS?

É a ação coordenada do setor de produtos para animais de estimação para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Esse conjunto de regras está estabelecido pela Lei 12.305/2010 e pelo decreto 7.404/2010. Por conta dele, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Esse processo deve ser feito de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Para atender essas exigências, em 2015 a Abinpet reuniu empresas do setor para atender à PNRS e criar um grupo que pudesse investir em ações transformadoras. Daí surgiu o Comitê PNRS Pet. O grupo, por sua vez, aderiu à Coalizão Embalagens, que assinou o Acordo Setorial de Embalagens no mesmo ano.

Para entender como a Abinpet e o Comitê PNRS tem ajudado a transformar cidades, assista o minidocumentário sobre nossas ações em diversos municípios:

Para saber mais, acesse o portal da Coalizão Embalagens para mais informações como:  

  • Detalhes do acordo setorial
  • Ações e Metas estabelecidas
  • Mapa das ações realizadas
  • Próximas ações

 

Atualmente o grupo de participantes do projeto setorial da Abinpet é denominado de Comitê PNRS, composto por empresas associadas e/ou não associadas, da área pet e/ou de outras áreas de negócios. Este Comitê faz investimentos em sistemas de coleta seletiva com inclusão de catadores como estratégia para realizar a logística reversa de embalagens pós-consumo e investimentos em CRE – Certificados de Reciclagem de Embalagens. Os investimentos do Comitê PNRS são determinados com base na massa de embalagens que as empresas participantes colocam no mercado anualmente e rateados proporcionalmente por empresa.

Empresas