Nossa História

A Abinpet surgiu há 40 anos, em 1980, como Anfar – Associação Nacional dos Fabricantes de Ração. Desde então, viu o segmento da indústria brasileira voltado aos animais de estimação se transformar intensamente.

De Anfar, mudamos de nome para Anfal – Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação em 1999. Um dos motivos foi que, depois de duas décadas, identificamos a necessidade de ampliarmos nosso escopo. A ideia era atender a demanda do segmento, que havia mudado: não existia mais apenas a indústria de pet food, e o mix de produtos se diversificava cada vez mais.

O mercado se transformava rapidamente no Brasil e no mundo. Mais produtos, novas demandas e uma conscientização cada vez maior de que nossos melhores amigos estavam, cada vez mais, dentro de casa, e não apenas em nossos quintais. Passamos a compreender melhor suas personalidades, seus costumes próprios e o bem recíproco que surge da relação entre humano e animal.

Hoje, com o desenvolvimento do mercado pet no Brasil representamos as indústrias dos segmentos de pet food (alimento completo), pet care (equipamentos, utilidades e produtos de higiene e beleza), pet vet (medicamentos veterinários) e ingredientes.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação representa atualmente um setor essencial para o país, relevante para a economia e que emprega milhares de pessoas em todo o território nacional.

Nossa missão é trabalhar para nos tornarmos referência nacional para a indústria de produtos para animais de estimação, promovendo conscientização do consumidor e articulação institucional. Fortalecer o setor através do crescimento sustentável e em alinhamento com o meio ambiente e a sociedade.

Nossa Missão

Trabalhar para nos tornarmos referência nacional para a indústria de produtos para animais de estimação, promovendo conscientização do consumidor e articulação institucional. Fortalecer o setor através do crescimento sustentável e em alinhamento com o meio ambiente e a sociedade.

Nossa Visão

Ser referência mundial no mercado de animais de estimação, na conscientização do consumidor e no fortalecimento do setor através do crescimento sustentável do segmento pet no Brasil.

Palavra do Presidente

Nas últimas décadas, o setor pet tem se tornado cada vez mais dinâmico. No Brasil, em toda América Latina e no mundo, novos produtos, serviços e demandas tem criado oportunidades e mudanças. A indústria brasileira tem feito sua parte, de maneira criativa e garantindo qualidade que permite que o produto pet nacional alcance fronteiras internacionais.

Já não há dúvidas de que a interação humano/animal traz benefícios de toda sorte, para todo tipo de família. A longevidade e o estilo de vida solitário das cidades tornaram os pets verdadeiros membros da família. Casais sem filhos ou com somente um filho, e idosos que buscam no pet uma companhia afetiva têm um novo amigo. A mudança de hábito é também amparada pela ciência, pois hoje já existem diversos estudos que apontam melhora de pacientes que recebem a TAA – terapia assistida por animais.

Tudo isso faz com que os donos aumentem os cuidados com a saúde dos pets, e invistam mais em alimentação, acessórios, medicamentos, visitas ao veterinário, creches e nos serviços de profissionais do ramo, como dog walkers e pet sitters, que agora passam a utilizar a tecnologia para encontrar novos clientes e movimentar ainda mais o mercado.

A Abinpet atua incessantemente para dar cada vez mais fôlego aos negócios de nosso segmento. Uma de nossas principais pautas é, justamente, a essencialidade de nossos produtos e de nossos profissionais. No entanto, a carga tributária que enfrentamos continua alta, e representa mais de 51% do custo final do produto mais comercializado, o pet food. Ou seja, para o consumidor, a cada R$ 1 gasto com a ração que oferece a seu pet, mais de R$ 0,51 são referentes aos impostos. Sabemos que ainda há muito a ser feito.

Compreendemos que, ao passo que nossos pets são progressivamente mais importantes para a sociedade, nossa responsabilidade aumenta cada vez mais. E temos muito orgulho disso.

José Edson Galvão de França
Presidente-executivo da Abinpet Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

Materiais para download

Sabia mais sobre
o nosso estatuto

Clique no botão abaixo para baixar o pdf.

Veja nosso
folder institucional

Clique no botão abaixo para baixar o pdf.