Abinpet participa de reuniões estratégicas em Brasília com o Governo Federal e entidades do ProBrasil

A Abinpet esteve em reuniões em Brasília entre os dias 28 e 29 de março, representada pelo presidente-executivo da entidade, José Edson Galvão de França.

Na agenda, estiveram encontros com a Ministra da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, e com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. As reuniões aconteceram dentro do âmbito do Fórum ProBrasil – Proteínas do Brasil.

ProBrasil foi recebido no Ministério do Meio Ambiente pelo Secretário de Qualidade Ambiental

Foram duas horas de reunião produtiva no Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira (29). O ProBrasil foi recebido pelo Secretário de Qualidade Ambiental/MMA, André França.  Avanços na logística reversa fizeram parte dos temas debatidos.

Esta foi a oportunidade para apresentar números atualizados, mostrando o quanto o setor de proteína animal tem avançado, fazendo o “dever de casa” quando o assunto é sustentabilidade.

A ideia é fortalecer as parcerias com o Ministério do Meio Ambiente. Na reunião o secretário André França pôde esclarecer pontos de políticas públicas lançadas recentemente, como é o caso do “biometano”.

O plano do Ministério prevê que, em até 20 anos, metade do lixo gerado deixe de ser enterrado no Brasil. Para isso, ações que envolvem logística reversa devem absorver embalagens de todos os setores da economia. O diálogo foi considerado fundamental para qualificar a discussão e, ao mesmo tempo, possibilitar o alcance de resultados cada vez mais expressivos, que contribuem para melhoria do meio ambiente.

Outro ponto levado ao Ministério do Meio Ambiente foi a redução do biodiesel na mistura do diesel. Em quinze anos, o uso do biodiesel reduziu as emissões de gases de maneira equivalente a uma floresta de área igual ao Estado do Rio de Janeiro. Quando se utiliza como matéria-prima gordura de origem animal, é possível reduzir em até 90 % as emissões de gases de efeito estufa.

Dessa forma, o Fórum  ProBrasil  se ofereceu para contribuir para o avanço da formulação e implementação de políticas públicas ambientais. A questão da política de coleta de embalagens é outro ponto que entrou em pauta para avançar também como uma das prioridades do fórum.

De acordo com os participantes, o encontro no Ministério do Meio Ambiente foi considerado altamente positivo para o alinhamento com o setor cada vez mais participativo na busca por soluções quando se fala em sustentabilidade.

O ProBrasil é formado por associações dos setores de aves e suínos, biodiesel e bioquerosene, bovinos, animais de estimação, pescado, rações e reciclagem animal – ABIEC, ABINPET, ABIPESCA, ABPA, ABRA, ABRAFRIGO, SINDIRAÇÕES e UBRABIO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Leia também