image001 (2)

A Abinpet participou no mês de novembro da Oficina de Construção da Agenda Regulatóriapara o biênio 2020-2021, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). O órgão faz parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na pauta estiveram assuntos como saúde animal e insumos pecuários, alimentação e inspeção animal, sanidade vegetal e insumos agrícolas.

“Nosso objetivo dentro do evento foi verificar, dentro desses temas apontados pelo MAPA, quais são mais importantes para nosso setor”, comenta Bárbara Mião, gerente técnico-regulatória da entidade.

Entre os assuntos explorados estiveram tópicos como registro de produtos destinados à alimentação de animais de companhia; registro de estabelecimento e produtos de alimentação animal; regulamentação de aditivos e requisitos de importação de produtos para alimentação animal; resíduos e contaminantes em produtos para alimentação animal, entre outros.

imagem_reunião_05-12

Abinpet reúne empresários do setor na capital paulista.

No último dia 5, a Abinpet reuniu associados e convidados em São Paulo, no IX Encontro de Empresários do Setor Pet. O encontro aconteceu no L’Hotel Porto Bay.

Além do almoço de confraternização, o presentes puderam assistir palestra de Luiz Rasquilha CEO da Inova Business School, com o tema “As empresas do amanhã”. Rasquilha é professor da FIA e da Fundação Dom Cabral, e conselheiro do G100 Brasil. Autor e coautor de 18 livros sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação, foi orador TedX e atua como consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.

A equipe da entidade também apresentou resultados das ações de 2019 e os próximos passos que devem ocorrer em 2020.

boas_praticas

As companhias do setor pet podem disponibilizar o Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação de maneira personalizada. É possível adicionar o logotipo ou marca da companhia.

O texto foi editado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPET), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que disponibilizou o primeiro volume da obra. O material trata de cães e gatos.

O compêndio apresenta temas como posse responsável, alojamentos, manejo nutricional e sanitário, verminose, vacinação e mercado pet nacional.

A Abinpet disponibiliza o manual para download gratuito. Acesse.

 

comite_juridico

Fique ligado: no último dia 24 a Abinpet realizou a última reunião do Comitê Jurídico do ano. Na pauta estiveram assuntos como o ICMS base de cálculo do PIS COFINS, a uniformização do Convênio 100 entre os estados para produtos voltados aos animais de estimação, como fica o IPI pós-decreto 8950, atuação do Grupo de Trabalho para o MVA no Rio Grande do Sul e a Reforma da Lei Complementar no. 87/1996, além de mudanças de legislação do ICMS-ST em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Para a reunião, além de associados da entidade,a Abinpet recebeu a conselheira jurídica Dra Claudia Horta, além do Dr. Thiago Corrêia Vasques e João Carlos D. Ferreira.

A próxima reunião acontece em 19 de março de 2020.

Programe-se e participe!