Brinquedo é coisa séria
A Toy for Bird nasceu há mais de dez anos na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Com orientações de veterinários e biólogos especializados em animais silvestres, a empresa desenvolve produtos voltados diretamente às necessidades e preferências instintivas de cada animal. A seguir, o CEO Dario da Costa fala sobre os cuidados ambientais que a empresa pratica e o motivo da escolha da segmentação da mesma.
O que levou a empresa escolher segmentar em brinquedos para aves e roedores?
A empresa surgiu do desejo de melhorar a qualidade de vida dos animais que estão fora de seus habitats. Quando vimos que o setor de brinquedos para pássaros e roedores não estava sendo bem compreendido, decidimos estudar e investir nesse segmento. Para se ter ideia, antes, os veterinários não indicavam o uso de brinquedos, pois alegavam que, como os pássaros são muitos frágeis, alguns tipos poderiam machucar ou até levar à morte do pet. Mas não é bem assim.
Como é o processo de desenvolvimento de produto na empresa?
Todos os nossos brinquedos são desenvolvidos por veterinários e biólogos para atender às necessidades dos animais. São produtos seguros, que não machucam, feitos de madeira e sem uso de plástico ou produtos químicos. Hoje, nossa linha é composta por mais de 250 produtos, todos certificados.
Um dos princípios da empresa é o cuidado com o meio ambiente. Por que isso é importante e quais as medidas tomadas por vocês?
Nossa preocupação vai além de “apenas” ajudar. Temos uma responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Toda madeira utilizada na confecção dos nossos produtos advém da poda de árvores da prefeitura da cidade, ou seja, não cortamos nenhuma para nossa produção. Retiramos e reutilizamos cerca de oito toneladas de madeira por mês. Além disso, em nossa fábrica, preservamos mais de 6 mil metros quadrados de Mata Atlântica, reutilizamos a água da chuva, e utilizamos papéis reciclados em nossas etiquetas e no uso diário.
Quais são os principais desafios para o setor?
Nosso principal desafio é conseguir conscientizar todos os donos de pássaros que o brinquedo não é apenas um acessório. Estudos comportamentais confirmam que os animais ficam mais dóceis e calmos quando se divertem.
Por que se associar à Abinpet?
Ser um associado Abinpet é fundamental para todos os players do segmento, pois além de pesquisas de mercado e informações comerciais, também é possível construir um bom networking. Todos os associados estão ali para trocar conhecimentos, se ajudar e crescer juntos. Recentemente, participamos da feira SuperZoo, e isso só aconteceu porque pudemos contar com a ajuda da Abinpet; sozinhos, não teríamos conseguido fechar negócios tão bons.
Acesse: https://www.toyforbird.com/.