As dez companhias do pavilhão brasileiro na feira italiana fecharam US$ 442 mil em negócios em segmentos como Pet Food, Pet Care e Pet Serv.
Em busca de novas oportunidades de exportação e parcerias, dez empresas brasileiras participantes do Projeto Pet Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estiveram no pavilhão brasileiro da 17ª Zoomark Internacional, uma das principais feiras do mundo voltadas ao mercado pet. O evento aconteceu em maio, em Bolonha, na Itália. Participaram as empresas AnimallTAG, Guabi, Matsuda, Nicoluzzi, Nutrire, Poli-Nutri, Special Dog, Pet Society e Procão e Furacão Pet, atuantes em segmentos como Pet Food, Pet Care e Pet Serv.
Com os contatos realizados na feira, a expectativa é gerar nos próximos 12 meses US$ 1,25 milhão, que se somarão aos US$ 442 mil em negócios fechados dentro do evento. Foram realizados 262 contatos no pavilhão brasileiro, principalmente com países europeus como Itália, Grécia, Portugal, Espanha, Romênia e Turquia, além de representantes do norte da África, como Egito e Líbia.
Brasil no cenário global
Em 2016, as exportações do setor pet nacional chegaram a US$ FOB 236,3 milhões. Apesar da instabilidade econômica atual, o Brasil ainda é um dos principais países do mercado pet mundial situando-se em terceiro lugar, e representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. A Os Estados Unidos lideram a lista, com 42,2% do faturamento total, seguidos por Reino Unido (5,8%), Brasil, Alemanha (5,09%), Japão (4,9%), França (4,7%), Itália (3,2%), Austrália (2,6%), Canadá (2,43%) e Rússia (2,36%).