Novo texto traz informações atualizadas sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, além de parâmetros nutricionais, metodologias e condições ideais de produção.
A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) lança a 9ª edição do Manual Pet Food. Diferentemente das outras, esta versão pode ser acessada gratuitamente pelo site da entidade. O material contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros e da mais alta qualidade aos mercados nacional e internacional.
O Manual Pet Food Brasil 9ª edição é uma iniciativa da Abinpet em parceria com grandes profissionais técnicos e especialistas da iniciativa privada, pública e acadêmica. O resultado final demonstra a qualidade do trabalho das indústrias de pet food, empenhadas em cumprir à risca todas as normas para a fabricação do melhor alimento possível para os nossos melhores amigos, os animais de estimação, proporcionando a eles uma vida saudável com o que há de melhor em alimento pet no mundo, fruto de muita pesquisa e investimento.
“O Manual Pet Food estabelece as diretrizes para que a indústria brasileira atenda parâmetros universais de qualidade e, com isso, fortaleça sua atuação interna e aumente sua participação no comércio internacional”, comenta o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.
O Manual Pet Food Brasil é composto por oito guias:
1 – Guia Nutricional para Cães e Gatos;
2 – Guia Nutricional para Alimentos Coadjuvantes, com informações sobre ingredientes e matérias-primas específicas para a fabricação de alimentos destinados, exclusivamente, a animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos.
3 – Guia Nutricional para Peixes e Aves de Estimação, com informações nutricionais e peculiaridades de espécies de aves e peixes ornamentais difundidos como animais de estimação.
4 – Guia de Identidade e Qualidade, que traz definições de produtos, características de composição e qualidade, descrição de processos tecnológicos, principais contaminantes e referências analíticas, além dos já reconhecidos Guia de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
5 – Guia de Matérias-Primas, com padrões de identidade e qualidade, segurança biológica, química e física. Além disso, fornece parâmetros que norteiam os requisitos para compra, transporte, estocagem e utilização dos ingredientes para industrialização de alimentos.
6 – Guia de Sustentabilidade, que aborda temas relacionados à conduta sustentável das empresas.
7 – Guia de Laboratórios, com diretrizes quanto à amostragem, coleta, métodos analíticos e sistema de qualidade de gestão para laboratórios.
8 – Guia de Legislações, que contemplará as principais legislações relacionadas à Pet Food.