Shopping centers da capital paulista e outras cidades vão se adequando à presença de pets

Restrições quanto a tamanho e áreas de acesso variam. Raças pequenas levam vantagem, mas existem opções para todos!

 

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apoia a posse responsável dos pets e os benefícios mútuos que essa relação proporciona. Os animais de estimação, cada vez mais, são inseridos nos programas de lazer das famílias e muitos já incluem seus cães e gatos em diversas viagens e passeios. Na capital paulista, muitos shoppings permitem a entrada de cães, fazendo ressalva somente quanto à necessidade de guia e coleira – sempre! – e a não circulação dentro de farmácias e na área de alimentação.

Antes de visitar o shopping com seu pet, verifique se o estabelecimento aceita entrada de animais. Abaixo, você confere alguns e suas regras:

 

Shopping Cidade Jardim

Estabelece que as raças mastim napolitano, pitbull, rottweiler e o american stafforshire terrier (além de raças derivadas ou variações) devem usar coleiras e focinheiras. Mas todo tipo de cão é permitido usando coleiras, salvo nas áreas de alimentação.

Shopping Eldorado

Permite a circulação de cães de todos os portes exceto no terceiro piso, onde fica a praça de alimentação. De acordo com o shopping, a entrada de cães dentro de lojas fica a critério do lojista. Oferece elevadores sinalizados para animais de estimação.

West Plaza

Permite a circulação de animais de pequeno porte com uso de coleira e, caso não tenha o acessório de segurança, recomenda-se que o dono mantenha o animal no colo. É proibido o uso de elevadores sociais, escadas rolantes, praça e lojas de alimentação.

Pátio Higienópolis

Permite a circulação de pets sem restrição a raças ou porte, no entanto, cães considerados de guarda devem estar equipados de focinheira e guia curta. Não é permitida entrada somente na área de alimentação, elevadores e farmácias. Na área de expansão do shopping, existe um elevador nos quais se pode levar o cão.

Shopping Light

Por sua estrutura arquitetônica, tombada pelo Patrimônio Histórico, o Shopping Light não disponibiliza de elevadores para cães ou bebedouros apropriados. Porém, cães de pequeno porte são bem-vindos.

Shopping D&D

Não permite cãoes grandes ou médios. Animais de pequeno porte, no entanto, são permitidos desde que permaneçam no colo.

Outras cidades

Outras cidades, como o Rio de Janeiro e Brasília, também vêm se adaptando ao costume de incluir os cães em passeios em shoppings. As regras são semelhantes:

Na capital carioca, o Rio Design Barra, por exemplo, também é pet friendly. A entrada de cães de pequeno e médio porte é permitida no centro de compras, ficando restrita apenas aos restaurantes. Além disso, o shopping possui uma pet shop na área de conveniência e disponibiliza carrinhos – pet cars, para o conforto do seu cão. O serviço exclusivo você encontra no Concierge. O Rio Design Leblon segue a mesma cartilha.

Em Brasília, o Shopping Conjunto Nacional é outro exemplo de shopping aberto aos cães de médio e de pequeno porte, desde que conduzidos com coleira e focinheira (quando necessário), ficando restrita a entrada apenas à praça de alimentação, restaurantes, quiosques de alimentação, banheiros e elevador social.

Vale lembrar que deficientes visuais e outros tutores de cães-guia em fase de socialização estão permitidos, por lei, a acessar qualquer ambiente junto do animal.

Endereços

Shopping Cidade Jardim: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim – São Paulo/SP.

Shopping Eldorado: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – São Paulo/SP.

Pátio Higienópolis: Dr. Veiga Filho, 133 – Higienópolis – São Paulo/SP.

Shopping West Plaza: Av. Francisco Matarazzo, s/n – Água Branca – São Paulo/SP.

Shopping Light: Cel. Xavier de Toledo, 23 – Centro – São Paulo/SP.

Shopping D&D: Av. das Nações Unidas, 12555 – Itaim Bibi – São Paulo/SP.

Rio Design Barra: Av. das Américas, 7777 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro /RJ.

Rio Design Leblon: Av. Ataulfo de Paiva, 270 – Leblon, Rio de Janeiro/RJ.

Shopping Conjunto Nacional de Brasília: Setor de Diversões Norte Conjunto A – Asa Norte, Brasília/DF.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Leia também