Abinpet cria Comitê PNRS Pet, que visa incentivar associadas a descartar corretamente embalagens pós-consumo no Brasil

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) registra até o momento a adesão de 21 empresas ao recém-criado Comitê PNRS Pet (Política Nacional de Resíduos Sólidos Pet), um plano integrante do acordo setorial para reciclagem de embalagens, desenvolvido para ampliar a destinação correta das embalagens pós-consumo no Brasil e coordenado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

 

A primeira reunião, no dia 27 de maio, teve a presença das empresas e do diretor do CEMPRE, André Vilhena. O comitê agora é responsável por estabelecer as diretrizes da PNRS para o setor de produtos para animais de estimação. “Os integrantes são profissionais do corpo jurídico, corporativo ou técnico, com conhecimento nas áreas de Sustentabilidade e Meio Ambiente das participantes da segunda fase da PNRS”, explica o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França. As próximas estão marcadas para os dias 2 e 3 de setembro.

 

O intuito de incentivar a cadeia pet a participar da iniciativa é fortalecer suas políticas de sustentabilidade para atender às regras da PNRS, em vigor desde 2014, que determinam multas a pessoas física e jurídica de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, caso prejudiquem o meio ambiente ou causem danos à saúde humana. Desde a aprovação da nova política, em 2010, houve um aumento de 109% no número de cidades onde a coleta seletiva é realizada. Ao todo, atualmente 927 municípios têm algum tipo de programa de coleta seletiva o que representa 17% do total de cidades em todo Brasil. Em 2010 o número era de 443 municípios.

 

Para aderir ao Comitê PNRS Pet, basta entrar em contato com a equipe da Abinpet: abinpet@localhost.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Leia também