Abinpet faz parte de acordo setorial para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Entidade reforça compromisso do setor com sustentabilidade ao entrar no acordo setorial para reciclagem de embalagens, coordenado pelo Cempre

A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) tornou-se integrante do acordo setorial para reciclagem de embalagens, um plano de ação assinado por 22 entidades e mais de 5 mil empresas coordenado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). O intuito é ampliar a destinação adequada das embalagens pós-consumo no Brasil.

A ideia fortalece as políticas de sustentabilidade dentro do setor pet. Em 2014, entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determinou o encerramento de lixões em agosto de 2014. De acordo com site do Governo Federal, “quem causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana ou ao meio ambiente, incluindo a disposição inadequada de resíduos sólidos, estará sujeito à multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”.  Com as estratégias estabelecidas por planos de reciclagem, a responsabilidade divide-se entre empresas, governos e consumidores.

“Com essa nova iniciativa, demonstramos que a Abinpet não tem medido esforços para inserir suas associadas em um cenário global de competição, no qual a preocupação com o meio ambiente é fundamental”, analisa o presidente executivo da entidade, José Edson Galvão de França. Desde que a PNRS foi aprovada, em 2010, houve um aumento de 109% no número de cidades onde a coleta seletiva é realizada. Ao todo, atualmente 927 municípios têm algum tipo de programa de coleta seletiva o que representa 17% do total de cidades em todo Brasil. Em 2010 o número era de 443 municípios.

Em novembro de 2014, as metas de algumas cidades, previstas para o final de 2015, foram ultrapassadas. De acordo com o relatório do Cempre, entre janeiro de 2012 e junho de 2014, foram instalados, em 96 municípios, 836 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou “ecopontos”, locais estrategicamente definidos, de fácil acesso e grande fluxo de pessoas para depósito de material reciclável. O número está 29% acima da meta estipulada para o fim de 2015. O objetivo final desta Fase 1 é desviar para reciclagem 22% da fração seca dos resíduos destinados a aterros, uma média de 3.294 toneladas por dia.

Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores, e trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Entre as empresas participantes estão marcas reconhecidas em diversos mercados como Ajinomoto, AmBev, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar,, Coca-Cola, Danone, , Nestlé, entre outras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Leia também