No ano passado, empresas do setor pet chegaram a US$ FOB 269,3 milhões. Pet food chega a 80% do valor.
Por mais que o Brasil passe por incertezas econômicas internas, a indústria pet nacional tem cumprido bem o seu papel. O faturamento dessas empresas em 2014 cresceu 10,8% sobre 2013, chegando a US$ FOB 269,387 milhões no ano passado. Em 2000, somente 15 anos atrás, o volume em negócios com outros países não passava de US$ 27,118 milhões.
A maior participação, Pet Food, compõe cerca de 80% do volume exportado, revela a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O segmento faturou no mercado externo cerca de US$ FOB 216 milhões. Em segundo lugar vêm os snacks, com 9,9% do total, chegando a US$ FOB 26,6 milhões. A lista é ainda composta por Pet Care (3,8%), produtos veterinários (0,9%) e animais vivos – pet (5,2%).
“Esses números demonstram que, hoje, nossa indústria alcançou nível internacional, mesmo com os desafios que enfrentamos para produzir no Brasil”, acredita José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet. Ele ressalta que, ainda hoje, cerca de 50% do preço dos produtos pet, no Brasil, são compostos por tributos, o que é um grande gargalo para um maior desenvolvimento do setor.