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nutridani

Mantendo o seu pet seguro

 

Fundada há 15 anos, a Nutridani, empresa localizada em Cambira (PR), especializou-se em alimentos completos e balanceados para cães e gatos. Na entrevista a seguir, o diretor executivo Walter Lima Júnior, fala sobre o mercado pet e os diferenciais da empresa.

 

Que tipo de produto a empresa fabrica e quais os principais mercados dentro do setor pet?

A Nutridani trabalha com rações para cães e gatos, atendendo o mercado de produtos básicos e intermediários.

Qual o principal diferencial da Nutridani em um mercado tão competitivo?

Acredito que o grande triunfo da Nutridani seja a eficiência na logística. Hoje, todos os estados são atendidos por meio da distribuição, com rapidez e agilidade. Isso evita a ruptura nas vendas.

Na sua opinião, quais são as oportunidades e desafios do mercado pet brasileiro?

O mercado pet ainda tem muito espaço para crescer. Algumas regiões brasileiras possuem grande potencial de compra. Além do crescimento vertical, com aumento da participação dentro das lojas já atendidas, identificamos espaço para crescer horizontalmente, em cidades que ainda não estão sendo exploradas. Contudo, as questões tributárias são um dos maiores desafios de crescimento do setor. A simplificação do modelo tributário ajudaria na expansão.

Quais foram os motivos que levou a empresa a se associar à Abinpet?

Escolhemos trabalhar com a Abinpet por conta da assessoria prestada à nossa empresa. Todos os contatos feitos com a Associação foram prontamente atendidos e resolvidos.

Acesse: http://www.nutridani.com.br/.

lupus

Fomentando relacionamentos com distribuidores

 

Com o propósito de tornar-se uma das maiores empresas de pet food do Brasil, a Lupus Alimentos originou-se em 2009 da conceituada Nutriara Alimentos, fundada 18 anos antes. Comprometida com a nutrição e segurança alimentar dos milhares de animais que consomem seus produtos, a empresa estabeleceu parcerias com qualificados fornecedores de matérias-primas, asseguradas por análises em seu moderno laboratório.

Com uma equipe de aproximadamente mil funcionários integrados e qualificados, a Lupus Alimentos ainda contribui com a geração de mais de oitenta mil empregos indiretos. A seguir, o gerente de marketing Antenor Romanini fala sobre a empresa e o mercado pet.

Quais são os principais focos de desenvolvimento da empresa neste momento?

A Lupus Alimentos tem como objetivo desenvolver produtos completos, que cumpram a exigência do mercado e atendam às expectativas nutricionais que os pets necessitam. A empresa também investe em equipamentos e tecnologia para manter o padrão das marcas e produtos que comercializa. Com cinco unidades fabris localizadas em Santa Luzia (MG), Rio Bonito (RJ), Ponta Grossa (PR), Guapimirim (RJ) e Feira de Santana (BA), temos como meta ampliar nosso parque industrial e criar novos produtos, para assim aumentar nossa participação no mercado.

Qual o principal diferencial da Lupus em um mercado tão competitivo?

A empresa distribui em todo Brasil e também para alguns países do Mercosul, por meio de uma ampla e eficiente rede de distribuidores, que atende e prepara seus milhares de pontos de vendas. A logística é um de nossos mais importantes diferenciais e, por este motivo, investimos e fortalecemos a relação com os distribuidores.

Em sua opinião, quais são as oportunidades e desafios do mercado pet brasileiro?

As oportunidades são amplas, pois o mercado pet é um segmento em alta já há alguns anos.

Quanto aos desafios, o maior deles, com certeza, é garantir a qualidade e o padrão provenientes das matérias-primas de excelência que utilizamos e vinculá-los a um preço acessível.

Por quais motivos optou por se associar à Abinpet e quais são suas expectativas?

Estabelecer parcerias auxilia no desenvolvimento e na ampliação da visão empresarial – e esse elo é sempre vantajoso a todos os envolvidos. Além disso, acreditamos que ser um associado da Abinpet ajuda a consolidar a marca, e a gerar mais confiança e aceitação dos produtos no mercado pet.

Acesse: http://lupusalimentos.com.br/.

Nutrópica

Pioneirismo e tradição

 

Fundada por um grupo de pessoas apaixonadas pelo o que fazem, a NuTrópica foi criada com a missão de oferecer o que há de melhor e mais sofisticado em nutrição para pequenos animais. Há 20 anos no mercado, a empresa trabalha o conceito de alimento espécie específico, que consiste em basear todo o processo de pesquisa e desenvolvimento dos produtos nas necessidades e características de cada espécie. José Selmi, sócio da empresa, conversou com a Abinpet sobre os desafios do setor e sua paixão por aves.

NuTrópica é pioneira em desenvolvimento e produção de alimentos para aves. O que despertou o interesse neste segmento?

A empresa é resultado de uma paixão pessoal. Sempre gostei de animais e administrava uma empresa de alimento para cães e gatos. Decidi criar a NuTrópica para focar em aves e pequenos mamíferos. Hoje, temos orgulho em ser a primeira empresa na América Latina a desenvolver e produzir alimentos Super Premium para essas espécies.

Qual a representatividade do setor pet para as atividades da empresa?

O setor pet representa 100% do nosso negócio. Nosso foco principal é a produção de alimentos Super Premium, por isso cada produto é elaborado a partir de uma combinação exclusiva de grãos integrais, frutas desidratadas, ovos, mel, etc. Para nós, a saúde, bem-estar e longevidade dos pequenos animais vêm em primeiro lugar.

 

Em sua opinião, quais são as oportunidades e desafios deste mercado?

Devido às mudanças da sociedade, homens e mulheres trabalham, moram em apartamentos pequenos e não mais em casas com quintais grandes. Por isso, o mercado de pequenos mamíferos como ferret, hamster, porquinho da índia aumentou. Então temos um grande potencial de consumo, somando ainda o fato de o Brasil ser o 2° país em quantidade de aves.

Um micro desafio seria mudar o mau hábito das pessoas de alimentar aves com semente e não com ração. Só as sementes não garantem os nutrientes necessários a esses animais. Já o macro desafio seria superar a crise econômica que afeta o país e interfere não só no mercado pet, mas em todos os demais, e faz, por exemplo, o dono do animal comprar alimento sem qualidade.

Por que optou por se associar à Abinpet?

Ser um associado Abinpet foi uma decisão antiga e de grande valia. O setor precisa estar unido para se tornar mais forte e, além disso, a troca de informações e serviços prestados pela associação são muito importantes.

Acesse: http://nutropica.com.br/.

anhambi

Nutrição para a vida!

 

Da parceria entre um grupo de empresários do ramo da distribuição de ração e um corpo de especialistas com experiência técnica e gerencial na indústria de rações, nasceu a Anhambi Alimentos, em 1987. Localizada no Sudoeste do Paraná, a empresa iniciou suas atividades na produção de grãos como milho e soja – ingredientes básicos na composição da ração –, devido à vocação regional. Além de fabricar alimentos para animais de produção e pets, a empresa também possui investimentos na área de geração de energia. A seguir, saiba um pouco mais sobre a empresa na entrevista com o gerente comercial Edson Watanabe:

 

Como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos em uma empresa  100% nacional?

Contamos com consultorias especializadas, pesquisa interna e um trabalho de levantamento de informações do mercado junto aos vendedores, lojistas e principais clientes. Tudo isso para produzirmos alimentos com alta qualidade e seguros para os animais.

Em sua opinião, quais os  desafios do mercado pet brasileiro?

A crise econômica que afeta o país nos últimos anos trouxe mudanças sensíveis ao mercado pet. Entre elas, a redução no consumo, margens mais apertadas de lucro e a necessidade de agilidade mercadológica.

Qual o principal diferencial da  Anhambi em um mercado tão competitivo?

O compromisso em oferecer as melhores soluções para alimentação animal fez com que a empresa cruzasse fronteiras, atingisse novos mercados e fosse reconhecida como uma referência em qualidade e diversidade no mercado de rações. Hoje, com 30 anos de mercado, possuímos um portfólio amplo, que abrange várias espécies – tanto pets, quanto grandes e pequenos animais de criação para produção (bovinos, equinos, peixes, aves, roedores).

Quais foram os motivos que os levaram a associar-se à Abinpet?

Ser associada à Abinpet permite que a Anhambi esteja em dia com as informações do mercado, além de proporcionar interação com outros fabricantes.

Acesse: http://www.anhambi.com.br/.

biomart-positivo-cores

Referência em biotecnologia

 

Com um moderno laboratório de pesquisas e uma ampla unidade industrial, a sede administrativa da Biomart está localizada em Martinópolis, no interior de São Paulo. A planta conta com toda a estrutura necessária para atendimento aos seus clientes com praticidade, conforto e tecnologia, proporcionando ações de apoio à capacitação e treinamento técnico de profissionais, agropecuaristas e representantes do setor. Na entrevista abaixo, o coordenador de negócios da empresa, Sérgio Augusto dos Santos, fala sobre a empresa e o mercado Pet.

 

O que compõe a linha pet da Biomart?

Pesquisamos, desenvolvemos e fabricamos blends específicos de microrganismos probióticos, que juntos contribuem de forma mais eficiente para o equilíbrio da flora intestinal dos animais, harmonizando a função digestiva.

Qual o principal diferencial da Biomart em um mercado tão competitivo?

Atualmente a Biomart é a maior fornecedora de aditivos probitóticos do Brasil. Apoiamos nossos parceiros sempre que necessário, desde o desenvolvimento de produtos até treinamentos de equipes técnica e de vendas.  Nosso diferencial também está na capacidade de produção em escala industrial para atender a crescente demanda do mercado, garantindo qualidade e resultados com a utilização de nossos produtos.

Qual o papel das exportações para a Biomart? Quais os principais mercados?

Estamos vivenciando um momento economicamente difícil, mas alguns setores da exportação começam a dar sinais de recuperação. A utilização de aditivos probióticos deixou de ser tendência e hoje já é realidade, com isso, nossas atividades e de nossos parceiros estão em alta, que incluem exportações para países da América Latina, Estados Unidos e Ásia.

Por que optou por se associar à Abinpet? Quais são suas expectativas?

Decidimos nos associar à Abinpet porque acreditamos na força que a união entre empresas do mesmo setor pode gerar. Esse é nosso intuito: somar forças e conhecimento para, juntos, colhermos melhores resultados.

Acesse: http://www.biomart.ind.br/.

hercosul

Pets são a nossa vida

 

Há mais de 15 anos no mercado, a Hercosul Alimentos nasceu em 2001 com os lançamentos das marcas ThreeDog e ThreeCats. Desde então, lança produtos inovadores e marcas consagradas no mercado. Com foco permanente em qualidade e atendimento, a empresa está sempre em busca do que há de mais moderno em tecnologias, nutrição e em técnicas de controle que agreguem qualidade e valor a seus produtos. Paulo Konzen, diretor comercial da empresa, fala um pouco mais sobre os processos da empresa na entrevista abaixo.

Qual tipo de produto a empresa fabrica e quais os principais mercados dentro do setor pet?

O mercado dentro do setor pet é bem amplo, mas a empresa se especializou em alimentos secos e úmidos para cães e gatos. As nossas principais marcas são Biofresh, Three Dogs, ThreeCats, Primocão, Primogato, Átila e Apolo. Nossos departamentos de Desenvolvimento de Produtos e Controle de Qualidade são formados por veterinários, nutricionistas, engenheiros e químicos altamente treinados, o que nos dá a certeza de que estamos fazendo o que há de melhor para o pet.

Como você compreende o setor no Brasil e quais os principais desafios para empreender neste meio?

Acredito que o setor pet ainda é bem promissor, porém, os impostos elevados e a falta de fiscalização dificultam a atuação no mercado.

Qual o papel das exportações para a Hercosul? Quais os principais mercados?

A exportação é uma questão estratégica para empresa. Com ela, buscamos um melhor posicionamento das marcas e dos produtos. Esperamos ter uma parcela bem representativa do faturamento da empresa por conta das exportações, que hoje estão concentradas na  América do Sul. Graças as exportações, o  crescimento almejado até 2020 é de 150%.

Quais foram os motivos que os levaram a se associar à Abinpet?

Entendemos que, unidos, somos mais fortes. E para lutar pelas melhorias que o setor pet precisa, uma associação é mais forte que uma empresa sozinha.

Acesse: http://ww2.hercosulalimentos.com.br/pt.

Soma

Desempenho, carinho e bem-estar animal

Prazer em nutrir é o lema da Soma Alimentos, empresa localizada no município de Rio Pomba, Minas Gerais, desde 1995. Atenta à questão da responsabilidade social, a companhia procura minimizar os impactos da tecnologia na natureza. Por isso, adota medidas para a economia de água e energia. Helder Martins, diretor geral da empresa, fala sobre o desenvolvimento de produtos e os desafios do setor.

Como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos em uma empresa 100% nacional?

Muito mais do que rações e suplementos, a empresa oferece produtos completos, funcionais e tecnológicos. As demandas são levantadas pelo time técnico-comercial, composto por profissionais gabaritados e especializados em administração, engenharia de produção, tecnólogo em alimentos, medicina veterinária e zootecnia, sempre buscando o alimento adequado para cada fase do animal.

Qual a representatividade dos pet para as atividades da empresa?

Atualmente, produtos pet representam 25%, enquanto insumos equivalem a 75% do nosso faturamento. Com a ampliação do mix de produtos pet e das áreas de atuação, esperamos que esse segmento alcance 50% do faturamento em um período de três anos.

Como entende os principais desafios do setor atualmente, e qual caminho deve ser trilhado?

A alta carga tributária e a insegurança jurídica são sem dúvida os maiores desafios que enfrentamos. Precisamos demonstrar nossa importância socioeconômica para conseguirmos a revisão da tributação do setor.

Qual a importância de associar-se a uma entidade representativa do setor pet, como é a Abinpet?

Considerando os desafios que encontramos no dia a dia da empresa, somados aos desafios do setor já citados anteriormente, percebemos que ser um associado Abinpet é importante por se tratar de uma entidade muito bem estruturada, que defende e auxilia  as empresas.

Acesse: http://www.somaalimentos.com.br/.

alcon

Precisão e qualidade: marcas registradas na Alcon Pet

 

Localizada no sul do país, em Camboriú (SC), a Alcon Pet fabrica uma linha completa de alimentos para peixes ornamentais, aves, répteis, roedores e primatas, além de condicionadores de água, testes e medicamentos. Com qualidade reconhecida e atestada pelos seus clientes, os produtos da empresa estão sob rigoroso controle de qualidade em todas as fases do processo de fabricação, da cuidadosa seleção de matérias-primas até os processos de embalagem e entrega.

A empresa tem distribuidores exclusivos em todo o Brasil e também vende no mercado internacional. O engenheiro agrônomo da empresa, Rodrigo Barreto, contou um pouco mais sobre as operações.

Com tantos anos de atuação no mercado, quais são os principais desafios do setor no momento? Como a Alcon Pet tem agido para combatê-los?

Infelizmente, ainda vemos muitas empresas que colocam produtos ilegais ou irregulares nas prateleiras, comprometendo a seriedade do mercado. Na Alcon, acreditamos no discernimento e nas ações dos órgãos reguladores. Por isso, todas as nossas instalações e produtos são autorizados pelo Ministério da Agricultura e, em paralelo, desenvolvemos pesquisas científicas para oferecer aos consumidores o que há de melhor em nutrição e qualidade de vida para os pets.

Com participação de mercado de alimento para vários animais, qual o principal foco da Alcon Pet?

Buscamos oferecer soluções em nutrição e cuidados com os grupos animais menos tradicionais, ou seja, peixes, aves ornamentais, répteis, roedores e coelhos de estimação, além de primatas. Trabalhamos para quebrar paradigmas como o da alimentação de aves ornamentais com misturas de sementes, mostrando as vantagens do uso de rações balanceadas completas.

Pode nos contar um pouco sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos na empresa?

Temos uma equipe com formação e especialização em várias áreas, trabalhando constantemente em pesquisa e desenvolvimento. Além de buscar atender as necessidades nutricionais das diferentes espécies, nossos técnicos estão sempre em contato com os ingredientes e conceitos de nutrição mais modernos. Outra preocupação é o monitoramento das carências e necessidades dos pets e de seus tutores, de modo a trazer produtos que de fato satisfaçam os consumidores.

Como surgiu a decisão de associar-se à Abinpet? Nesse sentido, quais são os principais desafios para o setor?

A busca por melhores caminhos para o mercado pet requer organização e união, por isso a importância de ser um associado. Os principais desafios para o setor estão relacionados a romper barreiras regulatórias, que dificultam o desenvolvimento do mercado interno e também a exportação. Este trabalho é hoje representado pela Abinpet.

Acesse: http://alconpet.com.br/.

granvita

Naturalmente saudável

Com sede em Pará de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, a Granvita iniciou suas atividades como distribuidora de produtos de nutrição e saúde animal. A produção só se iniciou sete anos depois, em 1999, e logo se destacou pelo elevado padrão de qualidade e aceitação de alimentos para animais de estimação. Com entrega em frota própria, a empresa dispõe de uma equipe de logística em permanente treinamento, para assim prestar o melhor serviço aos seus clientes, garantindo-lhes o recebimento dos produtos em sua plena integridade e qualidade. Conversamos com José Luis Santos, diretor geral da Granvita, que nos contou um pouco sobre a empresa.

Como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos em uma empresa 100% nacional?

Na Granvita, o desenvolvimento de produtos segue as indicações do departamento técnico, que conta com um permanente monitoramento da qualidade das matérias-primas e do alimento final, através de um moderno laboratório próprio, que garante uniformidade e superior padrão de qualidade. Além disso, a empresa possui elevado grau de automação, colaboradores capacitados e fornecedores qualificados; tudo isso para produzir alimentos para cães e gatos com alto padrão.

Qual a representatividade do setor Pet para as atividades da empresa?

A Granvita é uma empresa dedicada exclusivamente à produção de alimentos para animais de companhia, especificamente, cães e gatos, sendo assim, 100% das nossas atividades são voltadas ao setor. Nossas linhas incluem “Super Premium” para cães e gatos, “Premium Especial” para cães e “Premium” para cães e gatos.

 Como entende os principais desafios do setor atualmente, e qual caminho deve ser trilhado?

O maior desafio é sobreviver aos altos impostos, principalmente depois do período de crise econômica, que desestruturou o estado de Minas Gerais em 2016.

Qual a importância de associar-se a uma entidade representativa do setor pet, como é a Abinpet?

Pra nós da Granvita, a importância de ser um associado de uma entidade como a Abinpet é principalmente a oportunidade de termos uma visão mais ampla do setor, de poder participar de debates que tratam das questões legais regulatórias, técnicas, tributárias, juntamente com as principais empresas do meio.

Acesse: http://www.granvitapet.com.br/.

Argepasi

Quem ama alimenta com qualidade

 

Boa nutrição é sinônimo de saúde na Argepasi Alimentos, empresa instalada desde 2002 na cidade de Jaborá, Santa Catarina. A disponibilidade de profissionais capacitados e sensíveis às necessidades e peculiaridades dos animais, somada ao constante investimento em alta tecnologia de processamento e extrusão de alimentos, proporcionam produtos cada vez mais saborosos e nutricionalmente equilibrados. Desta forma, a qualidade de tudo que a Argepasi faz resulta em saúde e vitalidade para o animal de estimação.

Para saber mais sobre os processos de desenvolvimento, conversamos com Paulo Argenton, diretor geral da empresa.

 

Como é o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos em uma empresa 100% nacional?

O processo de desenvolvimento aqui na Argepasi baseia-se nas tendências de mercado. Pesquisamos o que o consumidor procura e então, juntamente com nossa equipe de nutricionistas e técnicos de produção, fabricamos nossos produtos.

Qual a representatividade do setor pet para as atividades da empresa?

O setor pet representa 50% das nossas atividades. Trabalhamos com cinco linhas de rações para cães e quatro para gatos. O restante corresponde a avicultura, aquacultura e eqüinocultura.

Como entende os principais desafios do setor atualmente, e qual caminho deve ser trilhado?

 O setor pet tem um alto índice de informalidade, favorecido pela falta de fiscalização do governo e fomentada pela enorme carga tributária. Isso dificulta nosso trabalho. Para enfrentarmos essa questão, decidimos apostar no incremento da qualidade e variedade de nossa linha de produtos.

Qual a importância de associar-se a uma entidade representativa do setor pet, como é a Abinpet?

Ser um associado Abinpet é importante porque acreditamos que nós e os demais associados podemos manter melhores condições de relacionamento com o poder público e reivindicar melhorias na regulamentação técnica e normativa do setor. Além disso, buscamos redução de tributos.

Acesse: http://www.argepasi.com.br/.