Abinpet esclarece como funcionam os microchips de identificação para pets

Desinformação é a maior barreira para expandir uso da tecnologia que pode aumentar a segurança dos animais domésticos e reduzir os índices de abandono

 

Os números são preocupantes: no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Iniciativas para aumentar o uso de chips de identificação e registro para pets prometem mudar esta realidade. Mas para isso, ainda é preciso vencer a desinformação. Donos de pets e até mesmo profissionais médico veterinários ainda têm dúvida sobre a utilização desta tecnologia para o beneficio dos animais. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) entrevistou a veterinária Evelyn Sue Kato, do Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais (ONG Inataa), que tirou as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Microchip implant for cat by Veterinarian

O que é o microchip para identificação animal?

O microchip é um circuito eletrônico do tamanho de um grão de arroz, encapsulado em vidro. O dispositivo possui um número único que é revelado quando aproximado a um leitor. Esse número pode ser cadastrado em um banco de dados com informações do proprietário, nome, raça e idade do animal.

O microchip pode machucar o animal?

O microchip não machuca, pois é implantado no subcutâneo. E como todos os microchips contam com uma agulha única, descartável, que é muito afiada, o animal quase não sente a aplicação. Além disso, em algumas marcas ele é revestido por uma substância biocompatível para uso animal, o que diminui a migração no corpo do pet. Isto é, ao ser aplicado, estes modelos facilitam a formação de um tecido ao redor do microchip, o que aumenta a aderência, diminuindo o risco de movimentação.

Por que implantá-lo em seu pet?

São dois fatores importantes: o microchip é mais eficiente que as coleiras com o RG animal (RGA), que podem ser perdidas pelo pet. Mas é importante lembrar que ainda não há um registro central de animais, apenas algumas iniciativas, como no município de São Paulo, onde o registro de animais domésticos é obrigatório, e do Centro de Controle de Zoonoses, que possui um banco de dados. Além disso, algumas marcas de microchips trabalham com sistema próprio. O segundo ponto importante é para clubes de criadores, que podem usar o chip como garantia de procedência do animal, pois não é fácil tirar o microchip de cachorro de raça e implantar em outro de origem desconhecida.

O microchip é obrigatório?

Ele não é obrigatório. Em caso de viagens internacionais, alguns países exigem o registro. Aliás, a identificação eletrônica dos animais também é obrigatória para a concessão do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Em São Paulo, a Lei 14483 já determina, desde 2007, que os canis e gatis do município só comercializem, doem ou permutem animais com microchip e esterilizados.

O microchip tem validade?

O microchip tem um prazo limite para ser aplicado, é a data de validade que consta na embalagem e que garante a esterilização do produto. Uma vez implantado ele dura mais do que a vida estimada de qualquer espécie de animal doméstico. Como não tem bateria e fica inativo a maior parte do tempo, só funcionando no momento da leitura, não existe o risco de parar de funcionar.

É muito caro implantar o microchip no pet?

O microchip está ficando acessível. Hoje uma aplicação na cidade de São Paulo está em torno de 100 reais, mas isso pode variar muito de região para região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Leia também