Abinpet lança nova edição do Manual Pet Food, com versão online de acesso gratuito

Abinpet lança nova edição do Manual Pet Food, com versão online de acesso gratuito

Novo texto traz informações atualizadas sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, além de parâmetros nutricionais, metodologias e condições ideais de produção.

 

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) lança a 9ª edição do Manual Pet Food. Diferentemente das outras, esta versão pode ser acessada gratuitamente pelo site da entidade. O material contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros e da mais alta qualidade aos mercados nacional e internacional.

abinpet_MPFB_logos-01

O Manual Pet Food Brasil 9ª edição é uma iniciativa da Abinpet em parceria com grandes profissionais técnicos e especialistas da iniciativa privada, pública e acadêmica. O resultado final demonstra a qualidade do trabalho das indústrias de pet food, empenhadas em cumprir à risca todas as normas para a fabricação do melhor alimento possível para os nossos melhores amigos, os animais de estimação, proporcionando a eles uma vida saudável com o que há de melhor em alimento pet no mundo, fruto de muita pesquisa e investimento.

“O Manual Pet Food estabelece as diretrizes para que a indústria brasileira atenda parâmetros universais de qualidade e, com isso, fortaleça sua atuação interna e aumente sua participação no comércio internacional”, comenta o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.

O Manual Pet Food Brasil é composto por oito guias:

1 – Guia Nutricional para Cães e Gatos;

2 – Guia Nutricional para Alimentos Coadjuvantes, com informações sobre ingredientes e matérias-primas específicas para a fabricação de alimentos destinados, exclusivamente, a animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos.

3 – Guia Nutricional para Peixes e Aves de Estimação, com informações nutricionais e peculiaridades de espécies de aves e peixes ornamentais difundidos como animais de estimação.

4 – Guia de Identidade e Qualidade, que traz definições de produtos, características de composição e qualidade, descrição de processos tecnológicos, principais contaminantes e referências analíticas, além dos já reconhecidos Guia de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

5 – Guia de Matérias-Primas, com padrões de identidade e qualidade, segurança biológica, química e física. Além disso, fornece parâmetros que norteiam os requisitos para compra, transporte, estocagem e utilização dos ingredientes para industrialização de alimentos.

6 – Guia de Sustentabilidade, que aborda temas relacionados à conduta sustentável das empresas.

7 – Guia de Laboratórios, com diretrizes quanto à amostragem, coleta, métodos analíticos e sistema de qualidade de gestão para laboratórios.

8 – Guia de Legislações, que contemplará as principais legislações relacionadas à Pet Food.

Além da versão gratuita e pública, disponível no site da Abinpet, a versão impressa pode ser adquirida por associados (R$ 280) e não associados (R$ 330).